Friday, March 10, 2017

Java Interface gráfica aprenda a criar janelas com JFrame

Java Interface gráfica aprenda a criar janelas com JFrame



Interface Java


Frustração! Esta é a palavra que eu mais me repetia durante o meu curso na faculdade, cansei de fazer programas e mais programas e não ver acontecer.

A falta de criatividade de muitos professores nos obrigam a aprender tudo diretamente nos consoles, e tanto texto acabava me enjoando.

Por isso meu primeiro artigo sobre java será um tutorial que fala um pouco sofre as interfaces no Java, farei muitos outros por isso não deixe de acompanhar nossa página com mais tutoriais Java.

Se você assim como eu anda frustrado com os programinhas sem tela que só rodam no console do eclipse leia tudo o que vir aqui pra baixo e seja feliz.


Hora da diversão




Gosto do Eclipse, para mim é o melhor ambiente para programar Java, por isso você verá os tutoriais todos os exemplos feitos por lá.

Neste tutorial/artigo você irá aprender a usar o JFrame, então vamos lá começar.


Crie um projeto novo no Eclipse, depois crie uma classe chamada Janela, durante a criação da classe janela, marqueConstructor from superclass, assim a nova classe já virá com o construtor.


Criando a classe


Aproveitando o conceito de Herança, na frente do nome da classe digite extends JFrame. Desta maneira teremos uma classe exclusiva para a nossa janela.

1public class Janela extends JFrame{

Logo abaixo do construtor iremos configurar o nosso frame.

Primeiro iremos definir o que irá acontecer ao clicar no botão fechar.
1this.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);


Nesta linha definimos que a janela será fechada e o recursos de hardware devolvidos.

Na próxima linha você irá escolher o tamanho da sua nova janela.
Available link for download